Gato escondido com rabo de fora

Acção “Prenvenção de Incêndios”

Posted by Carlos Vaz em Março 21, 2007

Hoje, dia 21 de Março de 2007, decorreu no Auditório Municipal de Vila Nova de Paiva, uma acção de divulgação subordinada ao tema “Prevenção de Incêndios”, destinada aos alunos do segundo ciclo da Escola E.B. 2,3 de Vila Nova de Paiva.
Antes do início efectivo da sessão, os alunos tiveram a oportunidade de visitarem as exposições que decorriam nesse local:

Exposição de Pintura

 

“Realidades Pictóricas”

Armando Madeira

***

 

Exposição fotográfica Micológica do Parque Botânico Arbutus do Demo

 

 

A sessão iniciou-se com uma breve intervenção do Presidente da Câmara da autarquia, que aludiu ao Dia da Árvore e ao início da Primavera, abordando algumas questões ambientais e chamando a atenção para a necessidade de protecção da floresta contra incêndios.


De seguida, tomou a palavra um elemento da Equipa de Protecção Florestal, dos Serviços de Protecção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana. Esta equipa chamou a atenção para a importância da madeira no nosso dia-a-dia e os empregos que são suportados pela exploração da floresta. Explicitou-se também a acção destas equipas no sentido da protecção da floresta, nomeadamente no que concerne à fiscalização dos espaços florestais e da exploração florestal, da prevenção e investigação de incêndios. Apresentaram-se as causas dos incêndios (incendiarismo, uso negligente do fogo, causas acidentais, estruturais e naturais) e o que deve ser feito no período crítico de possibilidade de ocorrência de incêndios, concretizando com algumas normas a seguir.


Esta acção é pertinente e interessante, atendendo ao contexto geográfico em que Vila Nova de Paiva se localiza. No entanto, neste tipo de acções, deverá existir uma atenção cuidada ao discurso que se utiliza para transmitir a mensagem, recorrendo, preferencialmente, a uma linguagem acessível ao público (neste caso, alunos do segundo ciclo do ensino básico). Além disso, a informação apresentada também deve ser seleccionada tendo em consideração o contexto de apresentação, de modo a que o auditório não se disperse com facilidade, face ao excesso de informação apresentada de uma forma demasiado técnica. Se tal for tido em consideração, o papel formativo e sensibilizador deste tipo de acções será mais eficaz, ao invés de se conseguir efeitos contrários aos objectivos.


 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: