Gato escondido com rabo de fora

Tempo

Posted by Carlos Vaz em Março 18, 2007

A passagem do tempo sempre foi um mistério, e acho que continuará a ser. Porque será que determinados momentos parecem passar tão rapidamente e outros demoram tanto. Estará isto relacionado com a percepção do prazer? Não estou totalmente convencido disso.


No início de mais uma semana em que o tempo poderá demorar a passar, face ao trabalho de final de período escolar, recorro também a uma obra de um pintor que há muito aprendi a admirar: Salvador Dalí.

Dali - Persistência da memória

A persistência da memória é a obra de Dalí que primeiro conheci. Estava estampada na capa do meu livro de Filosofia do 10º ano. Foram inúmeras as versões que fiz a esferográfica no caderno de Filosofia. Não que eu fosse um discípulo distraído, mas aquela distracção (perdão, ocupação!) ajudava-me a interiorizar os conceitos (!!!).

Para lá do significado do que se representa, estes relógios flácidos sempre representaram, para mim, a matreirice do tempo. Os relógios parecem que se estão a derreter, logo vão escoar para qualquer lugar, o que poderá dar uma sensação de passagem de tempo, embora lenta. no entanto, existe alguma rigidez na sua textura, o que leva a crer que ali ficarão. Existe, assim, uma contradição na sensação que me despertam.

Vou investigar melhor a análise de entendidos…

16 Respostas to “Tempo”

  1. sandra said

    não te parece tb que os relógios estão “pendurados”, ou foram pendurados ali por algum motivo?
    Por qual é que eu nunca vou saber.

  2. mikatu said

    O tempo é relativo, já o dizia Einstein. Isto significa que ele tem diferentes percepções para difeentes pessoas em diferentes contextos.
    Para uma criança os dias passam a correr mas os anos passam devagar, para um idoso é o oposto, os anos passam depressa, mas os dias passam muito devagar. (dando a entender que quando se está ocupado o tempo passa mais depressa).

    Para resumir, quando presicas de ir à casa de banho e esta está ocupada tens de esperar para entrar. Quando o gajo sai diz “Foram só 5 minutos, não demorei”, tu respondes “Fogooo estava a ver que não saias…”

  3. Anónimo said

    Lol … Q

  4. Anónimo said

    Gxto mto dexta pintura e até xeguei a faxer um trabalho sobre ixto …. !!! fGO mx ta giro , ta fixe !!!!

    jin«« ;( * ^^

    Looooooooooolllll!!!

  5. magda said

    adorei as obras de salvador no momento agora estou na escola com minha professora e estamos pesquisando sobre suas obras ….
    achei muito interesante e criativas meus parabéns por seu talento..
    BjôS
    de uma admiradora
    Magda Miranda Schmitz

  6. thamires said

    e qual a diferenças principais que notamos ao olha para a obra ?

    como a imagen é trabalhada?

    qual a tecnica?

    estilo?

    mensagem que a obra nos mostrqa ?

    a onde a cena se passa….

    me ajude rsrs…. toh meio mal pra fazer isso

  7. Vaneri said

    Algo que me fascina nesta pintura: é a abstração de que, em algum “momento”, não haverá mais o tempo.
    Para nós ele é inexorável. Para a física quantica ele já é relativo.Acho que Dali foi mais longe…

    Já imaginou que incrível a sensação de que nada já foi ou ainda será…mas tudo sendo!

  8. Breno César Cardoso Souza said

    Porque quando mais o tempó passa a memoria vai se desgastando é como os relógios da tela que estão derretendo.

  9. Maria Alice said

    q obra lol

  10. Rebecca said

    Qual é o nome dessa obra?

  11. eu adoro artes gostaria de reseber
    algumas,no meu email
    muito obrigado pela atençao

    beijos da faby********
    04/11/2008 terça-feira
    hora 17:12

  12. so quem `e`fa sabe apresiar uma
    obra prima

    bjs dafefe
    04/11/2008

  13. Flávia said

    Muito 10

  14. taciana said

    essa obra foi inspirada no sonho de uma mulher q estava no hospicio, seu marido q era mt amigo de Dali os contava o q essa mulher dizia a ele (o q ela sonhava)…essa obra foi um dos sonhos dela!! axo q eh mais ou menos isso, n me lembro bem!!

  15. Plinio Marcos said

    …È relativo quanto a entendimento e intepretação,cada qual tem o seu…È arte,????reconhecidamente sim…Politicamente correto,talvez.Pra época mas uma obra,hoje uma veslumbração para nosso apreço.NOSSO???
    A pergunta é? Voce pagaria Hum milhão de reais nessa obra ou em outra qualquer???Isso é ARTE???

  16. elisangela said

    conserteza esse e uma das pinturas masi lindas que eu ja vi.

Deixe uma Resposta

 
