Gato escondido com rabo de fora

Plagiarismo

Posted by Carlos Vaz em Junho 30, 2006

O acesso a uma fonte de informação como a Internet é bastante positivo. No entanto, do ponto de vista educativo, pode trazer algumas incoveniências, das quais se poderão destacar a dispersão de conhecimentos e a falta de originalidade de trabalhos escolares. O primeiro aspecto poderá afectar, principalmente, os alunos, se não tiverem um bom acompanhamento e não souberem seleccionar a informação (também os professores).

A questão do plagiarismo afecta tanto professores como alunos. É muito comum encontrar trabalhos que são um autêntico esforço de cópia de recursos encontrados online, esforço esse nem sempre rigoroso no que respeita à utilização correcta da língua portuguesa (português europeu), pelo que a sua detecção é relativamente fácil. No entanto, para um professor é frustrante encontrar trabalhos assim.

Algumas consequências nas metodologias de avaliação dos alunos podem ser conferidas no artigo “Teachers Adjust Lesson Plans as Web Fuels Plagiarism” . Em síntese:

– exigir relatórios de progresso para todas as fases de trabalho, incidindo na pesquisa efectuada;

– dar destaque à apresentação oral, de forma a comprovar o domínio dos conteúdos;

– incidir a avaliação em exames/testes…

Sobre este assunto, também se pode pesquisar um pouco aqui .

Plagiarismo


2 Respostas to “Plagiarismo”

  1. Anónimo said

    o último link actualizado:
    http://www.lib.ncsu.edu/tutorials/index.php?option=com_content&task=view&id=75&Itemid=120

  2. […] Esse texto pode ser confirmado aqui. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: